terça-feira, 30 de setembro de 2014

Dicas de atividades para "O mês das Crianças"



Programas antigos


ATIVIDADES: Assistir ao vídeo com as crianças observando as mudanças ocorridas ao longo do tempo: como eram os programas de televisão, as roupas das pessoas, os penteados, os brinquedos, comparando com os dias atuais.
Observar também, os temas apresentados no episódio, e perguntar às crianças se elas conhecem programas de televisão que também ensinam - fazer uma lista.  

O cenário de “Vila Sésamo” representava uma vila, onde crianças conviviam com adultos e bonecos. Ali, eram apresentados pequenos esquetes com duração máxima de três minutos e a mesma informação era repetida mais de uma vez. Com tom de brincadeira, o programa ensinava, estimulando o raciocínio. Transmitia noções básicas do alfabeto, números e cores.
Na versão brasileira, a rua foi transformada em uma vila operária, onde personagens tipicamente brasileiros viviam.
 Bem-humorado Juca era o faz-tudo local, capaz de consertar qualquer coisa. Sua esposa Gabriela representava a típica mãezona, atenciosa, paciente e doceira de mão cheia. Ana Maria era a professora brincalhona e era namorada de Antônio, motorista de caminhão.
Garibaldo era uma mistura de galinha e pato, alto e desengonçado. Adorava aprender coisas novas e vivia brigando com o mal-humorado Gugu. Sempre ranzinza, Gugu não saía do barril onde morava. Garibaldo tinha ainda um amigo imaginário, o Funga funga. Meio rato, meio elefante, ele aparecia somente para as crianças.
Os bonecos foram especialmente criados para que as crianças se identificassem com suas personalidades e atitudes. Eles tropeçavam, erravam e faziam bobagens, não eram heróis infalíveis.
Os adultos, não eram chatos, mas viviam brigando e exigindo da garotada o cumprimento de seus deveres. 
http://oglobo.globo.com/blogs/nostalgia/posts/2011/02/08/vila-sésamo-1974-1977-tv-globo-tv-culcura-361513.asp


Pedir para que as crianças escrevam uma sinopse sobre um programa de sua preferencia. Ilustrar e publicar em mural.

Resultado de imagem para vila sesamo personagens brasileiros ontem
                              

PALHAÇO CAREQUINHA

George Savalla Gomes (Rio Bonito, 18 de julho de 1915[1] — São Gonçalo, 5 de abril de 2006), mais conhecido pelo nome Carequinha, foi um dos mais notórios palhaços brasileiros.

Carequinha foi o primeiro artista circense a fazer sucesso na televisão, sendo pioneiro (no Brasil) no formato de programas infantis de auditório que até hoje fazem sucesso.
Carequinha agitava a criançada com seu bordão "Tá certo ou não tá?". Por várias gerações levou alegria a milhões de espectadores.



Resultado de imagem para palhaco carequinha




Escolher uma  personagem e escrever a biografia.

                                               VÍDEO - O BOM MENINO

ATIVIDADES: DIREITOS E DEVERES DA CRIANÇA, PERSONAGENS DO UNIVERSO INFANTIL

TODAS AS ABERTURAS DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO


Atividade de produção - ( explorando os personagens Pedrinho e Narizinho): - listas de brinquedos e brincadeiras(ordem alfabética, número de sílabas, frase); -oficina de brinquedos, -Propagandas de venda de brinquedos( consumismo, sistema monetário) ontem e hoje;  (explorando Tia Anastácia),receitas de guloseimas,  rótulos de produtos usados pelas crianças( biscoito, suco, shampoo, achocolatado...)


ATIVIDADE DE PRODUÇÃO ESCRITA: 
Cada criança criou um produto e seu rótulo

A LINHA - Tv Globinho
Atividade de produção escrita. Crie um texto contando a história que você assistiu.

Capitão Asa
Produção escrita - escolha seu Super-herói favorito, escreva suas características e  seus poderes, depois faça uma linda ilustração.

DIREITOS DAS CRIANÇAS  trabalhar após música do Carequinha " O Bom Menino" Atividade de produção:Criar os Direitos das Crianças pela turma.                                                             jardimdasartes-
dalvapaint.blogspot.com.br/

                                         Música " É bom ser criança" - Toquinho.

                                    RELEITURA DE OBRAS RETRATANDO A INFÂNCIA

“Sabem por que é que eu pinto tanto menino em gangorra e balanço? Para botá-los no ar, feito anjos” (Candido Portinari)

Releitura corporal: vamos imitar as crianças retratadas nas obras de Portinari? Proponha que as crianças imitem as posições e brincadeiras que puderem observar nas telas. E imaginem: do que será que eles estão brincando? Será que é divertido? Nós conhecemos alguma brincadeira parecida? Deixe que a conversa flua e anote todas as possibilidades de brincadeiras que surgirem a partir daí!
Utilizando fotografias como recurso: após toda a conversa e observações iniciais descritos nos tópicos acima, proponha às crianças que façam releituras das obras de Portinari de uma maneira diferente: reproduzindo as cenas retratadas nas telas no espaço da sala de aula (ou da sala de casa, do parque, do pátio, da pracinha...). Com o cenário montado e personagens a postos, faça a releitura das obras tirando fotos das cenas criadas com e pelas crianças! Aposto que o material produzido por vocês será extremamente rico e interessante!
todomundogostadebrincar.blogspot.com.br 
     Vídeo  com animação a partir de obras de Portinari sobre o universo da infância, criado e editado por Cria Mineira, para abertura dos jogos eletrônicos Zip&Del.